sexta-feira, agosto 15

Perséfone e Hades


Mitos e lendas sempre estiveram com os homens onde quer que fosse. 
Narrativas sobre a origem da humanidade, deuses, heróis e forças da natureza dependem de um contexto histórico e cultural. 
Exatamente por isso adoro mitologia: ouvir histórias que cada povo conta do seu jeito sobre seu modo de ver o mundo e tudo que o cerca. É enriquecedor para qualquer ser humano.
Dentro da mitologia grega, gosto muito da história sobre o sequestro da filha de Deméter. E, apesar das diferenças que há entre uma versão e outra, a essência não se perdeu. A história é mais ou menos como eu vou escrever.
*
Deméter, a deusa do cereal, proporcionava as colheitas aos homens. Foi esposa de seu irmão Zeus e dessa união nasceu Cora.
Cora, ou Koré "moça jovem, donzela" em grego
Cora, ainda nova, despertou atenção dos outros deuses que logo a propuseram em casamento. Todos os pedidos foram negados por sua mamãe Deméter que mandou a filha se ocupar de colher flores nos bosques mais afastados dos olhares dos galãs.
E a vida era boa assim. Cora meio bocó e alienada de tudo vivia sua vida protegida por sua mãe e com suas amiguinhas ninfas a colher flores no bosque.
O que ninguém podia imaginar é que Hades, o deus do submundo (inferno, como queiram) colocaria os olhos sobre a jovem Cora. 
Hades, quem? Hades! O irmão de Zeus e Poseidon. Os três maiores deuses que dividiram o comando do mundo (Zeus, deus dos céus e da terra; Poseidon, deus dos mares; e Hades, deus soberano do mundo inferior, para onde iam as almas após a morte). O combinado era um não interferir no reino do outro. Assim, Hades raramente saía do submundo.
Hades não é o capeta, gente!
Dizem as más línguas que num desses raros momentos de Hades em terra, Afrodite, a deusa do amor, pediu a seu filho Eros (cupido) para que flechasse aquele deus sombrio e tão sério diretamente no coração, para que ele também conhecesse não só o amor, mas os poderes da deusa mais bela do Olimpo.
Foi assim que Hades lançou seus olhos sob a jovem Cora e se apaixonou perdidamente! 
[Em algumas versões da história, Hades chega a falar com Zeus e pedir a permissão dele para se casar com a novinha. Detalhes. A cena que mais importa é a dos efeitos de uma paixão avassaladora num deus.]

Cora colhia narciso na beira de um lago, quando, de repente, abriu-se uma fenda no chão diante dela. Era Hades com sua carruagem de ouro puxada por cavalos pretos. Num gesto rápido, ele abraçou Cora, que não resistindo, se deixou ser puxada pelo deus das sombras. Cora deu um grito, mas já era tarde: Hades havia sequestrado Cora e levado-a para as profundezas de seu reino.
Versão romântica de um sequestro
Versão do escultor Bernini, não tão romântica
Close na pegada do deus grego, por favor!
Deméter ouviu o grito da filha, mas ao chegar no local já não havia mais nem o rastro de Cora. Ela procurou desesperadamente por nove dias e nove noites pela filha, mas ninguém sabia onde ela estava. Então Deméter chorou amargurada diante da súbita perda sofrida.
Enquanto isso, Cora desceu ao mundo inferior. E, na minha opinião, foi a melhor que aconteceu pra essa garota.
Hades, aquele deus soturno e sombrio, ao contrário do que pudesse parecer, se provou um amante excepcional e fez da jovem sua rainha, a rainha do submundo. Numa dessas cortejadas, ele ofereceu romã à Cora, que comeu de bom grado.
É nesse momento que Cora se torna Perséfone ou Prosérpina ("destruidora de mundos" em grego). 


Deméter quase enlouquece sem notícia da filha. Largou todos os seus afazeres de deusa até encontrar alguma notícia que seja. Com ajuda de Hécate, deusa da lua e das encruzilhadas, conseguiu obter do deus sol, Hélio, a informação de que Perséfone havia sido raptada por Hades (com o consentimento de Zeus, para algumas versões mais barraqueiras).
A deusa, profundamente magoada, retirou-se do Olimpo e vagou pela terra na forma de uma velhinha sem ser reconhecida por ninguém. 
Dizem que nessa época Deméter vagou por Elêusis e arrumou um emprego por lá como babá de Demofonte. Acabou se apegando ao moleque e o criando como um deus, mas a mãe do garoto estragou tudo quando viu o filho prestes a ser queimado vivo. Ela não sabia que era aquele fogo que iria torná-lo imortal. Deméter revelou sua verdadeira e bela forma, e exigiu que ali fosse construído um templo para ela, no que fora atendida prontamente.
Deméter #xatiada
(O que sobrou do) Templo de Démeter, na Grécia
A coisa ficou feia mesmo quando sobrou pros outros deuses (óbvio). Como Démeter ficou reclusa em seu templo, nada mais podia nascer ou ser colhido em terra. Logo, os outros deuses não recebiam seus sacrifícios e os homens já passavam por necessidade. Foi tempo de um inverno rigoroso, coisa que não se conhecia até então.
Zeus até tentou convencer Deméter a esquecer a amargura e voltar ao Olimpo, mas ela estava irredutível. Aí Zeus teve que tomar medidas mais drásticas.
Mandou seu mensageiro, Hermes, descer até o mundo inferior e trazer Perséfone de volta. Como Hermes é o deus da palavra, só ele, além de Hades, conhecia as palavras mágicas para abrir o portal para o submundo. Assim o fez. Desceu até o mundo inferior e encontrou Perséfone numa boa com seu maridão Hades.
Ah, o amor!
Versão para mangá

Eita! Essa parte não tava na mitologia não!
 Hermes explicou a situação a Perséfone que ficou muito dividida entre voltar para a mãe ou ficar com o marido. Hades interferiu dizendo a Hermes que ela havia comido algo do mundo inferior, a romã. Nesse caso, Perséfone até poderia sair do mundo inferior, mas deveria voltar. Chora, Perséfone!
A questão foi levada a Zeus que decidiu então: uma parte do tempo Perséfone fica com Hades, sendo sua esposa e rainha dos mortos no mundo inferior. E, noutra parte do tempo, ela deveria retornar a terra, para sua mãe Deméter.
[Em algumas versões, Deméter vai junto com Hermes e ele é quem propõe essa divisão a Perséfone].


Deméter e Perséfone < 3 
Perséfone, rainha do mundo inferior

>> É assim que os gregos explicam as quatro estações do ano. A primavera e o verão são os períodos que Deméter tem sua filha Perséfone junto de si, onde há colheita, fartura, beleza e o perfume das flores. Já no outono e no inverno, Deméter se recolhe em seu templo, triste, deixando o inverno tomar conta da terra, infrutífera, enquanto Perséfone reina ao lado de Hades no mundo inferior.


2 comentários:

Gostou do que viu?