terça-feira, abril 29

Quadrinhos: Turma da Mônica

Nunca fui muito expert em quadrinhos. 
Muito embora eu tenha uma carinha de nerd, quadrinhos não estão necessariamente no topo das minhas preferências. E, portanto, não sei muito sobre o assunto.

Mas se tem uma coisa que eu leio desde pequena são as revistinhas da Turma da Mônica!
Aliás, eu e boa parte da população brasileira de qualquer idade já se divertiu com aquela garota dentuça dando coelhadas num garoto que troca os "erres" pelos "éles", o qual apanha junto com seu amigo que tem pavor de água, por sua vez, muito amigo de uma garotinha comilona, melhor amiga da dentuça irada.



Pra quem não sabe, o criador desses personagens é Mauricio de Sousa. Atualmente, ele tem 78 anos (!) e eu o admiro muito por vários motivos: ele acreditou em seu talento como cartunista; fez o que mais gosta e teve sucesso, mesmo na época da censura da Ditadura brasileira; ele criou personagens baseados em pessoas que ele mesmo conhece e convive (como seus filhos, por exemplo) e, talvez, por isso tenha atingido um público muito vasto - existem publicações do Mauricio quase que no mundo inteiro! 

Mas, o que eu mais admiro nesse cartunista, é a oportunidade de expandir seu trabalho (quadrinhos e empresa) mesmo com toda a idade que ele tem e todas as adversidades de um mundo moderno (como é possível fazer gibi num mundo totalmente dominado pela internet?). Além da paciência com crianças, algo digno de se admirar! (já que eu não tenho quase nenhuma)



Pra se ter uma ideia de como a coisa evoluiu e não desandou, vou tentar situar alguns fatos numa linha do tempo.
Mauricio começou a escrever, oficialmente, há 54 anos e, ao contrário do que muita gente pensa, o primeiro personagem que ele criou foi o Capitão Picolé. Mas o personagem que foi parar nas tirinhas dos jornais foi o Bidu (o cachorrinho azul ali em cima), em julho de 1959.
A Mônica só veio a ser criada em 1963 e o resto da turminha veio naturalmente. 
Em 1966, veio o Nico Demo, um dos meus personagens favoritos, porém, não tão conhecido assim. Talvez porque tenha sido um personagem "politicamente incorreto" e, devido a censura militar, Mauricio se recusou a "suavizar" o humor negro de Nico Demo por entender que ele é apenas "aquele amigo que quer ajudar e provoca as maiores confusões com sua tentativa".


"Os quadrinhos de Mauricio de Sousa têm fama internacional, tendo sido adaptados para o cinema, para a televisão e para os video games, além de terem sido licenciados para comércio em uma série de produtos com a marca das personagens. Havia, inclusive, o parque temático da Turma da Mônica, o Parque da Mônica, localizado em São Paulo, que fechou em fevereiro de 2010. Já existiu também o Parque da Mônica de Curitiba, aberto em 1998 e fechado em 2000 e o do Rio de Janeiro, fechado no início de 2005.
De 1970 — quando foi lançada a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares — a 1986, as revistas de Mauricio foram publicadas na editora Abril, porém a partir de janeiro de 1987 foram publicadas pela editora Globo, em conjunto com os estúdios Mauricio de Sousa. Após vinte anos de editora Globo, todos os títulos da Turma da Mônica passaram, a partir de janeiro de 2007, para a multinacional Panini, que detinha, na data, os direitos das publicações dos super-heróis da Marvel e DC Comics." Fonte: Wikipedia e Turma da Mônica Wiki.



E, além dos quadrinhos, duas coisas super interessantes que Mauricio e sua produção fazem é ter um espaço de interação virtual (Site da Turma, YouTube e Twitter) e ter todo esse lado social nos quadrinhos e fora dele (muito antes de conhecer o DareDevil eu já morria de rir com o Humberto, o primeiro dos 5 personagens portadores de deficiência que o Maurício criou).




Mas uma das coisas mais legais que o Mauricio fez foi ter pensado em pessoas que, assim como eu, cresceram e já não acompanhavam mais como antes as aventuras daquela turminha. E o que ele fez? Criou a Turma da Mônica Jovem e o Chico Moço!

     

        

Eu confesso que no começo fiquei com receio de terem "estragado" tudo. Mas, logo na primeira página, dei de cara com um trabalho totalmente novo - que eu já vinha percebendo nos traços do Mauricio e da Produção, mas que precisava aflorar em outro espaço - e que deu super certo, por ser autêntico, divertido e sem perder a identidade e a marca Mauricio de Sousa de ser.

Podemos encontrar algumas edições na íntegra para ler na internet (clique aqui) ou no próprio site da Turma da Mônica Jovem. E vale a pena!

*

E você? Já leu alguma coisa do Mauricio de Sousa? Gostou? E da Turma da Mônica Jovem ou do Chico Moço? Pelo menos o post que você acabou de ler, gostou? (rs), então comenta aí! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que viu?