quarta-feira, abril 30

Pilates

Eu e minha mãe fizemos uma promessa no começo desse ano: cuidar melhor de nós mesmas!
A começar por duas coisas que detestamos: comer melhor e fazer atividade física. Blé!
Mas como a gente detesta academia, minha mãe sugeriu que fizéssemos pilates.

Acabei descobrindo que Pilates é um método de condicionamento físico desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, o qual tinha uma saúde muito debilitada e, começou a pesquisar ele mesmo exercícios e técnicas para superar suas limitações físicas. E podemos dizer que deu certo, afinal ele viveu 87 anos! Além disso, ele aplicou a mesma técnica para soldados feridos na I Guerra Mundial. Quando mudou-se para NY, bailarinos famosos também começaram a se interessar por seu trabalho.

É um método que combina o que há de melhor em técnicas orientais (yoga, respiração, meditação, artes marciais e estudo dos movimentos dos animais) com técnicas ocidentais que visam o movimento e a força. Volta-se para a integração entre corpo e mente. Tudo isso baseado na máxima "Nem muito pouco, nem excesso". 


Pilates saradão

Então fomos eu e Mami pra uma aula experimental num studio bem bacana aqui perto de casa. 
Na prática quase morrendo, descobri que o Pilates pode ser feito no tapetinho (mat) ou nos aparelhos, acompanhados ou não de acessórios.


Trabalhamos bastante alongamento e movimentos simples, porém, com a repetição, você é obrigado a trabalhar a respiração, a concentração, ritmo e a coordenação - a "contrologia" como diria o Pilates. Não deu pra entender muito bem cada um. Inclusive, tem uma plaquinha lá no studio com esses princípios, mas o professor disse que vai me explicando à medida que eu for fazendo os exercícios. O da respiração já sei que é a mesma que eu usava no yoga. 
Comecei assim:


Mas a ideia é chegar a isso aqui:

uhul!

Quando a vontade de bater na cara do professor já tava bem grande, ele me explicou que o Pilates tem vários benefícios. 

Primeiro, não é academia! Isso faz uma diferença muito grande pra quem detesta aquele ambiente de academia. Em um studio de pilates você tem toda atenção de um profissional e exercícios personalizados. Um verdadeiro mimo, não?


Além do mais, como o objetivo é obter um condicionamento físico que integre corpo e mente, é preciso se mexer! Ativar o sistema circulatório, respiratório, trabalhando resistência, flexibilidade muscular, alongamento e postura corporal adequada. Ou tudo isso aqui:


Sem falar na parte de prevenção de doenças como osteoporose, lesões musculares e na coluna. Falando em coluna, descobri que pilates vai ser ótimo pra mim, pois tenho desvio de postura e a pisada supinada (eu piso com a lateral dos pés resquício neandertal), o que pode piorar ao longo dos anos.
O melhor é que não é preciso mais do que duas a três sessões por semana. Adorei!

E pilates é pra qualquer pessoa em qualquer condição: idosos, grávidas, quem tem problema de coluna, problema respiratório, sedentário, atleta, enfim! Todo mundo mesmo! Menos os preguiçosos que reclamam de tudo. Esses não podem.

Pra quem quiser saber mais sobre Pilates, e não quer uma leitura muito técnica, recomendo o blog da Dra. Alessandra: http://pilateirosantenados.blogspot.com.br/

E eu vou continuar porque tenho uma promessa a cumprir! Aliás, temos, eu e mamãe :)


*

3 comentários:

  1. Ah que fofa você, vei! Eu ri com sua narração relembrando a sua ordem: "Engole!". Um beijo Rô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuhuauha o "engole" foi um clássico. Alguém deveria ter filmado hihi
      Que bom que gostou do post! Tô querendo voltar a escrever mais e sobre coisas variadas... Volte e comente sempre que quiser! Bisses cheri

      Excluir
  2. Adoreiii!
    Menina, eu tenho uma preguiça de fazer academia! E eu preciso taaanto kkkk
    Acho que eu vou tentar o Pilates! Gostei do post!!

    Beijo Roo!

    http://www.diariodasuki.com/

    ResponderExcluir

Gostou do que viu?