terça-feira, janeiro 27

Ansiedade

Eu não tenho o hábito de escrever no Quinta com uma frequência regular. Mas sempre quando tenho vontade de escrever sobre alguma coisa muito importante ou significativa pra mim, eu venho é pra cá mesmo.

E se tem uma coisa que tem me consumido pelos últimos 20 e poucos anos é ela: a ansiedade.


Tocar nesse assunto é um tanto delicado porque me faz parecer doida.

O que é?
Ansiedade nada mais é do que a excitação do Sistema Nervoso Central em momentos de perigo (real ou imaginário) que causam sensações desagradáveis no restante do corpo que variam de pessoa para pessoa (ex.: taquicardia, sudorese, boca seca, tensão muscular, tremedeira, confusão, vertigem, ânsia de vômito, dificuldade para engolir ou respirar, dificuldade para relaxar ou dormir, dor de cabeça, fome incessante, dentre outros).

Eu tenho isso?
A ansiedade é uma caraterística normal em todo ser humano, pois todos vivemos momentos de perigo. Não mais como no tempo das cavernas, mas situações como uma entrevista de emprego, realizar uma prova, uma grande viagem ou uma crise financeira são consideradas como momentos de perigo na nossa atualidade.


Vantagens
Não existe um mal que não traga um bem, como diria minha linda avó. A ansiedade tem um papel fundamental na sobrevivência da espécie humana. Isso porque é graças a essa excitação no sistema nervoso que a pessoa se dá conta que está em uma situação de risco e consegue se preparar para superar o desafio ou se adaptar à nova condição de vida.

Desvantagens
O problema começa quando essas sensações ficam fora de controle. Se a coisa fica feia mesmo, a pessoa pode desenvolver algum tipo de transtorno, como um Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno Hipocondríaco, Síndrome do Pânico, dentre outros.


Como identificar?
Ansiedade surge em momentos de perigo. Como eu disse, o perigo pode ser real ou imaginado pela pessoa. Isso significa que em algum momento da vida, todos já sentimos sensações como as que eu descrevi ali em cima (tremedeira, boca seca, taquicardia, vertigem, e por aí vai).
Se isso for recorrente, preste atenção (hipocondríacos, nem tanto). O primeiro passo é se observar para saber se essas sensações parecem em um momento de perigo real. Se você está na dúvida, procure ajuda. Sempre.

Como tratar?
Se você estiver num nível de ansiedade muito alto, sugiro que procure um psicólogo. A terapia pode ajudar caso você esteja passando por um momento em que realmente seja difícil lidar com a ansiedade, o que pode acabar te atrapalhando mais do que ajudando.
Outro profissional de saúde indicado para o tratamento da ansiedade é o psiquiatra. Ele pode prescrever remédios que podem ajudar no controle da ansiedade.

Tomar remédio ajuda?
Se seu objetivo for se tratar, ajuda sim. 
Se sua ideia de "ajuda" for tomar remédio pro resto da vida, sorte do seu farmaceuta que vai ficar rico às suas custas (porque remédio pra ansiedade é um absurdo de caro!).
De qualquer forma, tomar remédio por conta própria é muito arriscado, pois as necessidades de cada um são diferentes. E as reações também. É sempre bom contar com um bom profissional que possa lhe acompanhar, até mesmo para adaptar as doses, prescrever a melhor substância para o seu caso específico ou mesmo suspender a medicação quando ela não for mais necessária.

Substâncias naturais ajudam?
Sempre! Afinal, de onde você acha que saem os remédios? Existem no mercado uma série de produtos para aliviar tensão e ansiedade. Procure produtos com lavanda\alfazema (sim, são a mesma coisa) e camomila. 

Dicas infalíveis
Vivemos no caos. Desde sempre. O mundo tende ao caos, já prestou atenção nisso?
E aí, como conviver com a ansiedade desse jeito?

* Dicas básicas que servem pra qualquer pessoa:
- tenha uma alimentação saudável;
- faça exercício físico regularmente;
- tenha seu momento de lazer;
>> isso já é difícil pra caramba de fazer!

* Procure seu equilíbrio mental:
- Respire fundo. Atividades como yoga, dança ou canto, focadas na respiração adequada, ajudam bastante.
- Aceite a situação como ela é. Não torne o problema maior do que ele realmente é. Não piore a sua situação.
- Cerque-se de pessoas que te amam. Pessoas para criticar e atrapalhar só pioram a ansiedade.
- Desacelere a sua mente. Aquele turbilhão de pensamentos não vão te ajudar a superar seus desafios;
- Tenha calma com você mesmo. Conviver com a ansiedade é um aprendizado diário. 


Eu estou passando por esse aprendizado diário. Às vezes esqueço de como a vida é simples e a gente consegue complicar tanto. Vou tentar seguir as dicas que eu postei aqui. Quem sabe não consigo superar minha ansiedade dessa vez?

Um comentário:

  1. Estamos na era dos ansiolíticos e anti depressivos, como diz o Augusto Cury. É um triste fato, porém, rende muitos escritos inspiradores por ai. Sigo numa via diferente, mas às vezes sinto falta do meu eu velho e de quando você fez parte dele. A ti sou grata também. Beijo apertado pra vc Rô.

    ResponderExcluir

Gostou do que viu?